Visita ao Centro de Formação de Atletas do Red Bull Brasil em Jarinu

Visita ao Centro de Formação de Atletas do Red Bull Brasil em Jarinu

Mogianos visitam o Centro de Formação de Atletas do Red Bull Brasil, na cidade de Jarinu, conhecendo a estrutura física e gestão do clube paulista.

O futebol brasileiro ainda caminha a passos curtos com relação à administração de seus clubes de futebol, sua maioria é formada por clubes associativos e que fica à disposição da gestão formada pelos presidente, vice, diretoria, conselhos, etc. Mas alguma mudança vem acontecendo em outra forma de administrar os clubes de futebol profissional brasileiro.


Os clubes empresas vem aos poucos conseguindo resultados satisfatórios ao longo dos anos. Na Europa este sistema é muito comum, principalmente na Inglaterra, que por anos mantém esta forma de administrar seus principais clubes de futebol. No Brasil, alguns clubes que adotaram esta forma e passaram a ser bem administrados vem conseguindo excelentes resultados também dentro de campo. Exemplos de times como o Audax, que era do grupo Pão de Açúcar e do Red Bull Brasil, vêm ganhando destaque no futebol paulista e agora se abre para o futebol nacional.

Acostumados a formação tradicional do futebol brasileiro, que envolve muito o lado emocional de seus administradores, tivemos a oportunidade de ver de perto como funciona a "nova" forma de administrar os clubes de futebol brasileiros, conhecendo de perto o Centro de Formação de Atletas do Red Bull Brasil.

O departamento de futebol do grupo Red Bull possui equipes em alguns países como Estados Unidos com o New York Red Bull, Red Bull Salzburg, na Áustria, local onde o interesse da empresa pelo futebol começou, Red Bull Leipzig na Alemanha, que nesta temporada é a sensação da Bundesliga e também o Red Bull Brasil, que está em atividade desde o ano de 2007.

O CFA Red Bull está localizado na cidade de Jarinu, a uma hora de Campinas e aproximadamente 2 horas de viagem de Mogi das Cruzes, afastado da região central e em meio à natureza, o atleta tem condições de se concentrar apenas no que interessa, o futebol. No local estão os alojamentos de todas as suas categorias, que são no total 4 com capacidade para acomodar em cada um deles 30 atletas, sendo 2 por quarto. As categorias que ficam no alojamento são sub 15, sub 17, sub 20 e também o profissional.

No CFA Red Bull são 4 campos, sendo um para os jogos amistosos, dois para treinos e mais um de grama sintética para ser usado nos dias de chuva. O DSP, Departamento de Saúde e Performance, também chama a atenção: é um complexo com as salas bem acomodadas para psicólogo, fisioterapia, ampla academia, sala de troféus e outras salas usadas por outros departamentos ligados à performance dos atletas.

Para os momentos de relax, próximo ao DSP também existe uma piscina, perto dos alojamentos um lago e também uma sala de jogos, o Red Bull Soccer House. Ainda no CFA Red Bull estão uma ampla sala usada pela administração e também um restaurante para os atletas e funcionários do local.

Em meio à estrutura física do local, que aos nossos padrões já impressiona, o que nos chamou a atenção foi o sistema de gestão da equipe que no primeiro objetivo alcançado, que era estar na série A do Campeonato Paulista, agora visa o futebol nacional com o objetivo de se tornar em alguns anos, uma das principais equipes do futebol brasileiro, alcançando a série A do Campeonato Brasileiro.

Toda esta estrutura e administração é feita com "os pés no chão", investindo e gerindo o departamento fazendo tudo dentro do que é possível ser feito. Por exemplo, a estrutura toda é muito bem montada e sem luxo, mas com o suficiente para dar as melhores condições aos profissionais e categorias de base.

Também pudemos presenciar a partida amistosa preparativa para o Campeonato Paulista entre o Red Bull e o Grêmio Osasco. Nesta época as categorias de base estavam de férias e o local estava sendo usado apenas pela equipe principal.

"Fiquei muito impressionado, claro com que vi. Além de uma estrutura perfeita, organização impecável, tive o privilégio de conhecer a fundo os trabalhos desde a preparação com a base passo a passo até o profissional, além de rever um grande amigo de infância, que quando começava seus passos no futebol, pude ser seu treinador nas categorias de base do São Francisco e hoje revê-lo no cargo a qual se encontra, com a mesma humildade. Por fim foi um dos melhores dias que nosso amado futebol me proporcionou e pelo que conversamos vejo uma ponte ao profissional para os possíveis talentos do futebol mogiano", comentou Edu Araújo, presidente da Liga.

"A visita foi muito produtiva, pudemos aprender muito, e quando algum time de Mogi tiver uma estrutura parecida as coisas realmente vão dar certo na cidade", comentou Erick Gomes do CAB. "Já havíamos ganhado a simpatia pelo time do Red Bull quando eles participaram da Copa São Paulo em Mogi, pela forma como jogavam, agora tendo a oportunidade de conhecer de perto como tudo é feito aumentou ainda mais nosso respeito e admiração pelo clube", Emerson Oliveira, CAB e site Futebol Mogiano.

A visita ao CFA Red Bull foi feita pelo atual presidente da Liga Municipal de Futebol de Mogi das Cruzes, Edu do São Francisco, Luciano Camargo e Cosme (Perninha), técnico e auxiliar do Bomtivê, Erick Gomes e Emerson Oliveira, do site Futebol Mogiano e Clube Atlético Bandeiramte (CAB). Agradecemos ao Cris Santos, que com muita humildade e disposição nos recepcionou no CFA Red Bull.

Por: Emerson Oliveira (FutebolMogiano.Com.br)
Em 18/01/2017

Quem apoia o Futebol Mogiano

Mais Notícias