Ex-zagueiro, Osmar Novaes, declara amor ao União FC

Ex-zagueiro, Osmar Novaes, declara amor ao União FC

Novo presidente do Alvirrubro mostra toda a sua paixão por futebol e, em especial, pelo clube que vai comandar até setembro de 2018

O novo presidente do União FC, Osmar Novaes Ferreira, tem 67 anos de idade, é aposentado como supervisor de manutenção mecânica e apaixonado por futebol. Nos tempos áureos da várzea mogiana, ele atuou como zagueiro em várias equipes tradicionais de sua época, como Paulistinha, Ouro Verde e Santo Ângelo, entre outras. "Do meio de campo para trás joguei em todas, mas gostava mesmo de atuar na zaga". Defendeu ainda o quadro de algumas empresas e até na Aeronáutica. Como profissional, atuou por Operário de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e no Juventus, de São Paulo, mas por pouco período. Recentemente foi vice-campeão do Campeonato Sessentão organizado pela Associação de Clubes de Mogi das Cruzes (ACMC) defendendo o São Francisco.

Mas é no União FC que ele tem adoração. "Se pudesse ganhar na loteria, abraçaria este clube, dando totais condições para que estivesse na elite do futebol", destacou. Novaes disse ainda que pretende, nesta sua gestão, dar total transparência, assim como é com os amigos que fez ao longo da vida. "Vivo e respiro o futebol e posso dizer com certeza que não tenho inimigos", completou.

Nascido em Carinhanha, interior da Bahia, Novaes veio para São Paulo, mais precisamente para Dracena, com 4 anos de idade. Depois, por conta do emprego do pai, foi para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Aos 19 anos, mudou-se para Mogi das Cruzes, onde está até hoje. No União FC, time que tanto ama, atuou no quadro de Veteranos ao lado de grandes nomes do futebol amador do clube como Mazola, Tesoura, Gersinho e Chiquinho, entre outros. "Bons tempos quando os jogos eram na Rua Casarejos", disse, citando o antigo estádio em que o União FC mandava suas partidas.

Na parte administrativa, Novaes é um dos cardeais do clube. Na administração de Atílio Suarti como presidente em 2006, Novaes foi diretor de patrimônio. Mas por pouco tempo, já que Atílio renunciou ao cargo meses depois. Mais recentemente, com Senerito Souza na presidência do clube, relutou um pouco, mais por conta da família, em aceitar o convite para trabalhar no clube. "No primeiro mandato dele, entre 2013 e 2014, fiquei um pouco mais afastado por conta de pedidos da família. Mas depois, no segundo mandato, entre 2015 e 2016, fui mais participativo e tive o prazer de trabalhar ao lado de outro apaixonado pelo União", explicou, lamentando profundamente a morte do amigo no início deste ano.

Agora, já com o aval da família, formada pela esposa Nair Lima e os três filhos - Elaine Cristina, Joyce Regina e Osmar Júnior -, Novaes assumiu o mandato de presidente do Alvirrubro até setembro de 2018 e promete, com trabalho e transparência, comandar o União FC e fazer o melhor para o clube que tanto ama.
 
Vice-presidente

O vice-presidente eleito do União FC, o advogado Delmiro Goveia, de 61 anos de idade e nascido em Garça, interior de São Paulo, pode-se dizer que também é outro apaixonado pelo Alvirrubro de Mogi das Cruzes. Ele já comandou o clube em duas oportunidades e seria o candidato à presidência neste ano, no entanto, aceitou uma conciliação entre os interessados e compôs com Osmar Novaes a chapa que estará à frente do clube até setembro de 2018. "Vim para somar mais uma vez. O consenso venceu hoje e estou à disposição para ajudar o clube a rumar para o sucesso como sempre estive", frisou.

Será a segunda vez que Delmiro Goveia ocupará a vice-presidência do clube. Ele formou chapa com o presidente Benedito Fernandes, o Benê, no mandato de 2003 e 2004, Depois foi vice-presidente Jurídico nos anos de 2005 e 2006. Em 2007 foi eleito presidente do Conselho Deliberativo, cargo que deveria ocupar até 2011, no entanto, teve que se licenciar e assumir a presidência da diretoria executiva por duas vezes: em novembro de 2007 e janeiro de 2009.

Por: Alexandre Barreira
Em 05/02/2017

Quem apoia o Futebol Mogiano

Mais Notícias