Nova Esperança dando suporte ao futebol feminino
Atletas do projeto estão ganhando destaque no futebol estadual, ingressando em equipes de ponta na modalidade
A Associação Nova Esperança, A.N.E., vem realizando um exemplar trabalho junto ao futebol feminino com a realização de treinos semanais e levando as garotas que se destacam para testes nos principais times do estado. O trabalho vem sendo realizado por Rogério dos Anjos semanalmente no Água Verde, no bairro do Jardim Camila, nas segundas e quintas das 19h as 22h, e envolve atletas de 12 até 20 anos.
Com o projeto a A.N.E. conseguiu montar equipes competitivas para o futebol de campo e futsal, hoje, participa nos principais campeonatos da região e recentemente a equipe adulta de futsal sagrou-se campeã na Copa Guararema de Futsal, além de ser também a atual campeã do campeonato feminino da Liga Municipal de Mogi das Cruzes.
Os próximos desafios serão os Jogos da Cidade, na qual a instituição participará nos campeonatos de futsal sub-16 e no adulto com o futsal e campo. Nos objetivos do semestre também estão incluídos melhorar a colocação na Copa Flex Pé Feminino, 4º lugar em 2013 e também lutar pelo bi-campeonato da Liga Municipal no futebol de campo.
O trabalho com as garotas tem criado oportunidades para as atletas, como a atacante Jaqueline Niki, que atualmente está no Paulista de Jundiai e foi vice campeã nos Jogos Regionais de Socorocaba junto com a atleta Danúbia, que também fez parte da equipe nos Jogos Regionais. As atletas Adriele Masi, conhecida como Déca e Andressa dos Anjos fazem parte da categoria de base do Centro Olímpico de São Paulo, time da Cristiane, conhecida atleta da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Renatinha, outra revelação está em fase de adaptação na categoria de base do São Bernardo.
Neste domingo as garotas da A.N.E. vão entrar em campo para um jogo amistoso contra o Juventus na rua Javari na Moóca em São Paulo, partida que também servirá para avaliação de possíveis atletas para a tradicional equipe paulistana. A partida será realizada as 14h contra a equipe sub-17.
O projeto, inteiramente gratuito, é uma ótima oportunidade para o futebol feminino, além da pratica esportiva o projeto também aborda questões sociais como o combate as drogas e as atitudes que prejudicam a sociedade, com palestras realizadas antes dos treinos.
Como ainda são poucas as praticantes, a rivalidade é imensa e em alguns casos acaba passando dos níveis de provocação, gerando algumas confusões nos campeonatos. A criação de novas oportunidades para esta modalidade esportiva pode contribuir para elevar o nível das atletas, aumentar o número de praticantes e em consequência ter mais apoio. Outro ponto a destacar é em alguns casos a falta de consideração com as atletas por meio de alguns árbitros que tratam as atletas como aprendizes, aumentando ainda mais a irritação das atletas.
As garotas interessadas podem comparecer nos treinos e fazer parte da equipe do Nova Esperança.
Por: Emerson Oliveira (FutebolMogiano.Com.br)
Em 18/07/2014