Projeto Chiquinho atende 60 crianças carentes no São Francisco
Trabalho social voltado para garotada de 7 a 14 anos de idade é desenvolvido de forma grauita pelo tradicional clube de Braz Cubas
Há dois anos o São Francisco Futebol Clube, tradicional agremiação do Distrito de Braz Cubas, desenvolve o Projeto Chiquinho, voltado para oferecer aulas gratuitas de futebol a crianças carentes de 7 a 14 anos de idade. A escolinha é realizada todos os sábados, das 8 às 10h30, no campo do São Francisco, localizado nos fundos do Parque Leon Feffer.
Na oportunidade, além de contar com as aulas de futebol ministradas pelo professor e técnico Edmílson Moreira dos Santos, de 54 anos, a garotada ainda ganha um lanche reforçado acompanhado de suco ou refrigerante. São crianças carentes de vários bairros que são atendidas por nós e sem pagar nada, frisa o diretor Carlos Eduardo de Araújo, o Edu do São Francisco.
Ele ressalta que o trabalho com a escolinha de futebol começou há muito tempo, mas apenas há dois anos ganhou mais força e apoio de alguns empresários da cidade. Temos a ajuda de alguns amigos, mas precisamos de mais para oferecer melhores condições para os meninos e até meninas que vêm jogar aqui, explica.
O dirigente ressalta que exige das crianças bom comportamento em casa e na escola e, acima de tudo, disciplina e respeito com as pessoas que estão à frente da escolinha, como Elaine Sabino, esposa do Edu do São Francisco, e uma das que mais pega no pé da criançada. Aqui tem que mostrar respeito, acima de tudo, frisa. Lidamos com crianças carentes e o esporte pode transformar a vidas delas. Assim como nós nos doamos para fazer o melhor, também exigimos isso delas, completa.
Com experiência em escolinhas de futebol por mais de 15 anos, como a do Joana Darc e União Mogi, o técnico Edmílson dos Santos ressalta a importância do trabalho do São Francisco. Muitas crianças vêm aqui para a prática do esporte e comer um lanche. Tentamos repassar os ensinamentos básicos do futebol e, aos poucos, quando percebemos que alguns desenvolvem um talento maior, já procuramos encaminhar para o time que disputará as competições oficiais, explica.
E o Projeto Chiquinho tem dado resultados. Neste ano, pela primeira vez, a garotada participa de campeonatos oficiais promovidos pela Associação de Clubes de Mogi das Cruzes (ACMC), da qual o São Francisco é um dos fundadores. Inscrevemos os times nas categorias Fraldinha Sub-11 e Mirim Sub-13 para que as crianças comecem a pegar um pouco de experiência de jogo. Creio que a tendência é só melhorar com o decorrer do projeto, descreve o treinador Edmílson dos Santos.
As pessoas interessadas em apoiar o Projeto Chiquinho podem entrar em contato pelos telefones 9-7319-2824 (Alexandre), 94728-6128 (Edu) e 97147-8319 (Elaine).
Por: Alexandre Barreira (AlexMar Assessoria)
Em 12/07/2016