Copa São Francisco se confirma como um dos principais campeonatos de Mogi das Cruzes

Copa São Francisco se confirma como um dos principais campeonatos de Mogi das Cruzes

Principal campeonato amador de Mogi das Cruzes neste primeiro semestre, a Copa São Francisco também serviu como uma prévia dos campeonatos da ACMC

Prestes à acabar sua quinta edição, a Copa São Francisco se confirma a cada ano como um dos principais campeonatos de futebol de campo em Mogi das Cruzes. Neste ano foram 21 equipes que participaram do campeonato que teve início no dia 21 de fevereiro de 2016 e encerrará com a final entre Império e Tietê no próximo domingo, se as condições climáticas permitirem.


O campeonato teve a realização de 73 jogos até chegar a grande final, foram aproximadamente 225 gols chegando numa média de 3,08 gols por jogo. O time que tem a melhor campanha de todo o campeonato é o Império, que terminou a primeira fase como segundo na classificação geral, atrás do Vila Estação, e venceu seus 3 jogos eliminatórios. O Império também é o time com o maior número de gols feitos na competição, foram 24 gols em 9 jogos, invicto, sua campanha tem 7 vitórias e 2 empates.

A Copa São Francisco também serviu como uma grande prévia de como será o campeonato da Associação de Clubes de Mogi das Cruzes, que começará no dia 19 de junho. Dos participantes da Copa São Francisco, 8 equipes estão na primeira divisão do campeonato da ACMC, os outros 13 participantes estão entre times da segunda divisão da ACMC e convidados.

A surpresa deste ano foi o GTAF Brasil, equipe acostumada a trabalhar apenas com categorias de base, participou pela primeira vez de um campeonato adulto e chegou nas semifinais. A partida com o maior número de gols feitos foi a goleada do Império por 8 a 2 sobre o Real Botuja B na última rodada da primeira fase.

Muitos atletas também ganharam grande destaque e importância nas campanhas de suas equipes na Copa São Francisco, segundo uma votação entre a organização  da Copa, AlexMar Assessoria e Futebol Mogiano, a seleção da Copa São Francisco tem como goleiro Lineker do Tietê, na posição de lateral direito e esquerdo os mais votados foram Renan do Tietê, Fabio do Império e Ismael do Viela, de zagueiros Celo do Império e Oreia do Tietê, no meio de campo Zóio do Império, Guilherme do Rodeio, Nelson do Viela e Tião do Império, no ataque Yeyel do Império, Reinaldo do Vila Estação e Alex do Bem Bolado.

Como pontos negativos desta edição estão a eliminação de quatro atletas por tentativa de agressão, o mal comportamento de alguns dirigentes na beira de campo, a desistência de duas equipes antes de encerrar a primeira fase e a contusão grave de um atleta. Mas como pontos positivos, Edu Araújo, organizador destaca "Estou feliz pelo nível de futebol apresentado pela grande maioria das equipes com jogos bem disputados e poucos casos de indisciplina".

Neste ano, seguindo os anteriores, uma nova equipe será campeã da Copa São Francisco, em 2012 o campeão foi o Juventude, em 2013 o Vila Estação, em 2014 o Bola Mais Um, em 2015 o Família e em 2016 quem será, Império ou Tietê?

Por: Emerson Oliveira (FutebolMogiano.Com.br)
Em 08/06/2016

Quem apoia o Futebol Mogiano

Mais Notícias

Futebol de base nos Estados Unidos
Futebol de base nos Estados Unidos

Convidado a participar de uma clinica de futebol no Texas, Foguinho conta suas impressões sobre estrutura e forma de treinamento nos Estados Unidos