Clássicos e rivalidades que movimentam o futebol mogiano

Clássicos e rivalidades que movimentam o futebol mogiano

O futebol é uma paixão mundial e em todos lugares a paixão é maior em determinados momentos especiais, o que seria do futebol se não existissem as rivalidades, dentro de campo, os clássicos, o que seria do futebol se não existissem os rivais

O futebol é uma paixão mundial e em todos lugares a paixão é maior em determinados momentos especiais, o que seria do futebol se não existissem as rivalidades, dentro de campo, os clássicos, o que seria do futebol se não existissem mais um Corinthians e Palmeiras ou Real Madrid e Barcelona? Mogi também não fica distante e nem poderia deixar de ter seus clássicos, suas rivalidades, afinal quais são elas?


Em recente entrevista para o site Futebol Mogiano, Edu Araújo do São Francisco citou como um dos tradicionais clássicos nos campeonatos em Mogi os jogos entre São Francisco e Vila Industrial, principalmente nos anos 90, época em que as duas agremiações se revezavam nas conquistas dos títulos da Liga. Nos anos 2000 o principal rival passou a ser a ADC Valtra pois, no inicio de suas atividades, acabou levando muitos de seus atletas e a vontade de ganhar deles aumentou muito. Nos últimos anos a rivalidade também passou para os times do mesmo bairro, Brás Cubas, com bons jogos contra o Flamenguinho e também com o Bem Bolado.

Para Zeca do Bem Bolado a rivalidade que proporciona bons jogos também contra times de Brás Cubas, o São Francisco e o Estrela Vermelha. Atualmente o principal rival passou a ser o Império, pois para este ano o adversário levou grande parte de seus atletas.

Para Paulo Sérgio do Vila Estação, um dos times mais novos de Mogi e que vem conquistando seu espaço entre os principais, o adversário com mais rivalidade é o EPA, pois ganhou alguns jogos e também eliminou o Vila Estação na última Copa São Francisco.

Segundo Edney Guedes do Familia Futebol Clube o principal clássico também é contra o EPA, as duas equipes fizeram a final da Copa São Francisco de 2015, com o título ficando para o Familia. Ao longo da história Edney cita o confronto local com o time da Dez como um de grande rivalidade para os times de Jundiapeba.

Do tradicional clube de Vila Industrial o principal clássico durante sua existência foi o Paulistinha, pois durante muitos anos o Paulistinha tinha os principais atletas de Mogi e montava times muito fortes, sendo o Vila um dos únicos que enfrentava de igual. "Os grandes jogadores de várzea eram do bairro do Socorro e o time que sem poder financeiro encarava de igual para igual era o Vila Industrial", comentou Vereia, presidente do Vila. Na categoria veterano os principais adversário do Vila Industrial são Comercial, Flamenginho, Bem Bolado, São Francisco e Dragão Negro.

O clássico que ultrapassa as quatro linhas é Tietê e Vila Industrial, bairros vizinhos que se enfrentam como se cada jogo fosse uma grande final. Segundo Thiago Rodrigues, diretor de futebol do Tietê, o que também apimenta o grande clássico é o fato das duas agremiações serem rivais também no carnaval pois são ligadas às escolas de samba que cada bairro representa.

A rivalidade saudável proporciona bons jogos e incentiva muito mais atletas e torcedores ligados aos seus times, elas existem e engrandecem o esporte desde que tenham respeito pelo adversário e que apenas sirvam como um tempero á mais para proporcionarem  belos espetáculos.
 

Por: Emerson Oliveira (FutebolMogiano.Com.br)
Em 03/03/2016

Quem apoia o Futebol Mogiano

Mais Notícias